Sony acusada de ‘abusar’ de sua posição na indústria gamer

A Sony é acusada pelo Conselho de Concorrência da Romênia de 'abusar' de sua exclusividade em jogos no PS5.
HeadSet Playstation 5 Pulse 3D - Gatilhos Adaptáveis - DualSense
Créditos: Sony

A Sony se tornou alvo de uma investigação antitruste feita pelo Conselho de Concorrência da Romênia (CCR). O motivo é que a Sony está sendo acusada de “abusar” de sua posição na indústria gamer.

Segundo a ResetEra, as preocupações do CCR surgem em relação à suposta posição dominante da Sony no mercado de jogos de console. A empresa tem sido criticada por vender jogos exclusivamente por meio da Playstation Store e por restringir o acesso de distribuidores concorrentes a códigos de ativação.

Embora a segunda questão possa ser mais compreensível, é interessante notar que órgãos antitruste estão de olho na exclusividade de jogos da Sony. Isso porque o Xbox foi acusado, pela Sony, de possuir “vários jogos exclusivos”.

Mas é evidente que a possibilidade de terceiros venderem códigos de jogos será motivo de disconrdância para a maioria dos jogadores, independenente do console.

Veja também:

Microsoft Rewards: guia para obter 17.000+ pontos mensais

Sony é acusada por abusar de sua posição na indústria gamer

A CCR publicou um comunicado de imprensa informando os motivos que levaram a investigar a Sony. Segundo a CCR, as práticas da Sony reduzem as opções de compra dos usuários, gerando um aumento no preço dos jogos.

Sony acusada de abusar de sua posição na indústri gamer - Playstation

A autoridade da concorrência tem indícios de que a Sony pode ter abusado da sua posição dominante no mercado de jogos de console, quer ao vender jogos online compatíveis com aos consoles da PlayStation exclusivamente através da plataforma PlayStation Store, quer ao proibir a venda de códigos de ativação de jogos compatíveis com os consoles PlayStation por distribuidores concorrentes.” informa a CCR no comunicado.

Ainda no comunicado, a CCR explica que “os consoles da marca PlayStation da Sony são preferidos pelos jogadores romenos“. De acordo com os dados públicos, mais de um milhão de usuários e 127 estúdios de jogos, seriam afetados pela prática abusiva da Sony.

A CCR concluiu que a investigação já começou, ocorrendo inclusive uma inspeções realizadas nas instalações da Sony na Europa para “coletar informações e evidências”.

As fiscalizações são justificadas pela necessidade de obtenção de todas as informações e documentos necessários ao esclarecimento das possíveis práticas anticoncorrenciais analisadas. Fazer isso não prejulga a culpa das empresas.

Sony, o jogo virou

Sony acusada de abusar de sua posição na indústri gamer - Playstation

Ironicamente, a Sony se encontra envolvida em uma questão que contrasta com suas ações passadas. Há pouco tempo atrás, a empresa tentou impedir a fusão da Activision Blizzard com o Xbox, temendo que o jogo Call of Duty se tornasse exclusivo para o console concorrente.

Embora tivesse feita diversas acusasões da Xbox, semana passada, durante o seu Showcase, mais uma vez a Playstation deu indícios de promover a ideia de que todos os jogos exibidos em sua apresentação, só podem ser acessados pelo seu console.

Mas rapidamente o Xbox, por sua vez, fez questão de esclarecer essa informação, compartilhando e destacando que todos os títulos apresentado no Showcase da Sony/Playstation também estarão presentes em sua plataforma.

No que diz respeito à investigação em curso sobre a exclusividade do PlayStation, os resultados poderão influenciar o futuro dos jogos no PS5 e em futuros consoles, tornando-os mais acessíveis e disponíveis a preços mais baixos.

Sobre o autor

[wpdreams_ajaxsearchlite]
[wpdreams_ajaxsearchlite]