A Sony aparenta estar enfurecida com as decisões tomadas pela CMA no caso da aquisição da Activision pela Microsoft. Em 31 de março a Sony enviou um documento com observações, e chama CMA de ‘irracional’ sobre suas conclusões provisórias no caso.

O ducumento contém observações sobre o adendo do CMA às conclusões provisórias publicadas em 24 de março. No item 2 do texto a Sony chama CMA de ‘irracional’ dizendo: “A inversão da posição do CMA sobre a teoria de danos de seus consoles é surpreendente, inédito e irracional”.
A Sony decidiu agir após relatatos de que a CMA esteja à favor da Xbox em sua aquisição da Activision Blizzard. Enquanto isso, a Sony continua alegando que a Microsoft pode fazer de Call of Duty um exclusivo do Xbox.
Além disso, a Sony afirma que a conclusão mais recente da CMA é baseada “quase exclusivamente em um único modelo econômico no qual ela coloca ‘peso significativamente maior’ do que nas outras evidências disponíveis”.
Apesar da Microsoft já ter mencionado – mas nada em contrato – , que iria na verdade abranger a distribuição do Call of Duty, a Sony então argumenta que ela poderia reter o jogo de plataforma. Com a retenção de Call of Duty nos consoles PS, a Sony acredita que a competição se inclinaria à favor da Xbox, deixando-a em desvantagem.
A Sony também afirmou que a situação recente envolvendo Redfall é uma prova de que a Microsoft não merece confiança. Ela cita como prova disso a entrevista que o diretor do jogo, Harvey Smith, concedeu à IGN afirmando que uma versão PlayStation 5 chegou a ser desenvolvida, mas foi cancelada pela dona do Xbox.
Entretanto, a dona do Xbox afirmou novamente que não tem incentivos para tornar Call of Duty uma série exclusiva às suas plataformas. “Conforme a Microsoft explicou através da investigação da CMA, tal estratégia não faz sentido comercial e iria resultar na Microsoft perdendo bilhões do valor do acordo”.
Por fim, o documento aponta a conduta da Microsoft após a sua aquisição da ZeniMax, que detém títulos como Starfield, Elder Scrolls VI e Redfall. A Microsft já mencionou que tais títulos serão exclusivos do Xbox, reforçando o argumento da Sony.
Fonte: Documento da Sony.