Durante a audiência da Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) sobre a proposta de aquisição da editora de jogos Activision Blizzard pela gigante da tecnologia Microsoft, várias revelações surpreendentes vieram à tona, oferecendo aos espectadores uma visão inédita dos bastidores da indústria de videogames.
Dentre as revelações, destacam-se informações sobre as estratégias e motivações da Microsoft, o possível lançamento de jogos da série Call of Duty no Nintendo Switch, os planos de expansão da empresa no mercado de desenvolvimento de jogos e os altos custos envolvidos na produção de jogos AAA single-player.
5. Estratégia da Microsoft: jogos em nuvem e mercado móvel
Uma das principais revelações foi a estratégia da Microsoft em relação aos jogos em nuvem, conhecida como xCloud.
Enquanto a empresa afirmava anteriormente que o objetivo era disponibilizar jogos hardcore, como o aclamado Halo, para o maior número de pessoas possível, foi revelado que a verdadeira motivação era obter uma vantagem no mercado de jogos móveis.
Através do xCloud, a Microsoft planeja disponibilizar jogos de console para smartphones, alcançando assim um público mais amplo.
4. Impacto das revelações nos jogos em nuvem para aquisição da Activision Blizzard
No entanto, uma revelação surpreendente sobre os jogos em nuvem foi revelada durante a audiência. Contrariando a estratégia inicial da Microsoft, foi constatado que a maioria dos usuários de jogos em nuvem são jogadores de console, que utilizam o streaming para experimentar um jogo antes ou durante o download.
Essa informação pode ter um impacto significativo para a Microsoft no processo de aquisição da Activision Blizzard, uma vez que os jogos em nuvem são um ponto crítico para a FTC avaliar a possibilidade de prejudicar a concorrência no mercado de consoles e jogos em nuvem.
3. Possibilidade de Call of Duty no Nintendo Switch com a aquisição
Outra revelação interessante foi feita pelo CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, sobre a ausência da série Call of Duty no Nintendo Switch. Kotick admitiu que foi um “mau julgamento” da empresa não trazer a renomada franquia para o console da Nintendo desde o seu lançamento em 2017.
No entanto, caso a aquisição proposta pela Microsoft seja concluída, existe a possibilidade de que Call of Duty finalmente chegue ao Nintendo Switch.
2. Ambiciosos planos de aquisição da Microsoft revelados
Além disso, documentos judiciais revelaram os planos ambiciosos da Microsoft em adquirir mais estúdios de desenvolvimento. Embora a empresa já tenha adquirido ou fundado mais de 15 estúdios nos últimos anos, foi revelado que a lista de possíveis aquisições era ainda maior.
Nomes como Sega e Square Enix estavam entre as empresas que despertaram interesse da Microsoft, demonstrando a determinação da gigante da tecnologia em expandir sua presença no mercado de jogos.
1. Altos custos na produção de jogos AAA single-player: desafios e soluções
Por fim, os altos custos envolvidos na produção de jogos AAA (jogos com produção de alto orçamento) single-player também vieram à tona durante a audiência.
Documentos revelaram que jogos como The Last of Us Part II e Horizon Forbidden West tiveram orçamentos de desenvolvimento de US$ 220 milhões e US$ 212 milhões, respectivamente.
Esses números impressionantes destacam os desafios financeiros enfrentados pelas empresas na produção de jogos de grande porte e explicam a crescente presença de microtransações e recursos multiplayer para gerar receita adicional.
À medida que o processo de aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft prossegue, as revelações trazidas durante a audiência proporcionam uma visão valiosa sobre as estratégias das empresas de videogames e podem ter implicações significativas para o futuro do setor.
Diretor chefe do website Gamefera. Viciado em jogos desde a época em que jogos ainda eram apenas jogos, ele teve seu primeiro encontro com esse mundo mágico em uma Lan House, que se tornou sua segunda casa. Seu primeiro console de verdade chegou quando ele já tinha os seus 25 anos; aos 12 anos ele já desbravava os limites do seu PC fraquinho, enfrentando Skyrim a 20 FPS como um verdadeiro herói destemido. Nada o impedia de jogar e explorar cada cenário épico que o mundo dos games tinha a oferecer.
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