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10 momentos em que os jogos mentiram sobre segurança

Descubra 10 momentos em que jogos mentiram sobre segurança e surpreenderam os jogadores, mostrando que eles não estavam seguros.

No mundo dos videogames, a sensação de segurança pode ser rapidamente destruída por surpresas inesperadas. Momentos de calmaria, que deveriam oferecer um respiro, frequentemente se tornam armadilhas engenhosas para pegar os jogadores desprevenidos. Vamos explorar 10 casos em que os jogos prometeram segurança, mas entregaram exatamente o oposto.

1. Resident Evil 2

As Animações de Porta - Resident Evil 2

E para começár a lista dos 10 momentos que os jogos mentiram, temos um clássico. No original Resident Evil, as animações de porta forneciam breves momentos de segurança, permitindo que os jogadores respirassem enquanto o jogo carregava a próxima área. Essa mecânica se tornou um símbolo de alívio no jogo, um breve intervalo em que se podia baixar a guarda.

No entanto, em Resident Evil 2, essa expectativa foi subvertida e você provavelmente caiu. Uma porta específica atrás da delegacia se transformou em uma armadilha mortal. Ao abrir a porta, o jogador é surpreendido por zumbis que aparecem do nada, acompanhados por uma música assustadora. Essa emboscada pegou muitos jogadores desprevenidos, criando um dos momentos mais memoráveis e aterrorizantes do jogo.

2. A Emboscada na Bancada de Trabalho – The Last of Us Part II

A Emboscada na Bancada de Trabalho - The Last of Us Part II - Ellie

The Last of Us Part II é um jogo conhecido por sua narrativa intensa e brutalidade visceral. Durante a maior parte do jogo, as bancadas de trabalho são zonas seguras onde os jogadores podem melhorar suas armas sem a ameaça de inimigos. No entanto, a Naughty Dog, desenvolvedora do jogo, decidiu desafiar essa noção em um momento específico.

Enquanto explora apartamentos em Seattle, Ellie é atacada enquanto usa uma bancada de trabalho. Essa emboscada inesperada quebra a sensação de segurança e deixa claro que, no mundo de The Last of Us Part II, não há lugar verdadeiramente seguro. Esse evento forçou os jogadores a estarem sempre alertas, mesmo em momentos que antes eram considerados de descanso.

3. Man-Bat – Batman: Arkham Knight

Man-Bat - Batman Arkham Knight.

A série Batman: Arkham é famosa por seus momentos assustadores, frequentemente proporcionados pelo Coringa. Em Batman: Arkham Knight, a Rocksteady Studios deu um passo adiante com o Man-Bat. Enquanto os jogadores exploram Gotham de forma despreocupada, podem ser surpreendidos pelo Man-Bat ao pousar em um prédio específico. O Man-Bat surge do nada, gritando e atacando Batman, antes de voar para a noite. Esse susto aleatório quebra a sensação de liberdade e segurança que os jogadores têm ao voar pela cidade. Além disso, o Coringa aparece mais tarde para zombar do jogador, reforçando que nem mesmo os momentos mais seguros são realmente tranquilos.

4. A Fortaleza da Perdição – Doom Eternal

Khan Maykr na Fortaleza da Perdição - Doom Eternal

Em Doom Eternal, a Fortaleza da Perdição serve como um hub seguro onde o Doom Slayer pode descansar e se preparar para as próximas missões. Essa estação espacial permite aos jogadores desbloquear equipamentos e upgrades em um ambiente livre de inimigos.

Maas… essa sensação de segurança é destruída quando o antagonista principal do jogo, Khan Maykr, invade a fortaleza. De repente, o local pacífico se transforma em um campo de batalha, cheio de demônios prontos para atacar. Esse evento não só aumenta a tensão, mas também serve como um lembrete de que, em Doom Eternal, o perigo está sempre à espreita, mesmo nos lugares mais inesperados.

5. Sala 302 – Silent Hill 4: The Room

302 - Silent Hill 4 The Room - 10

Em Silent Hill 4: The Room, a sala 302 é inicialmente apresentada como um santuário seguro onde o protagonista, Henry Townshend, pode salvar o jogo e recuperar sua saúde. No entanto, conforme o jogo avança, a sala começa a ser invadida por fenômenos sobrenaturais. Esses eventos paranormais drenam a saúde de Henry e tornam o local cada vez mais assustador e hostil. Essa subversão da segurança transforma a sala 302 de um refúgio em um lugar de terror constante, aumentando a atmosfera de horror psicológico do jogo e mantendo os jogadores em um estado de constante vigilância.

6. A Ilha dos Zumbis do Dr. Ned – Borderlands

Ned chefe zumbi Borderlands - 10

No DLC The Zombie Island of Dr. Ned de Borderlands, os jogadores enfrentam o Dr. Ned em uma batalha final que parece ser concluída rapidamente. Quando o jogador derrota Ned, os créditos do jogo começam a rolar, sugerindo que o confronto terminou, mas claro que não acabou por aí.

Poucos segundos depois, Dr. Ned retorna como “Undead Ned”, interrompendo os créditos e forçando os jogadores a enfrentá-lo novamente em uma batalha mais difícil. Esse momento surpreendente pega muitos jogadores desprevenidos, especialmente aqueles que relaxaram após ver os créditos, criando um dos momentos mais memoráveis e inesperados do DLC.

7. Os Pesadelos da Sala Privada – Death Stranding

The Private Rooms - Death Stranding nightmare - sala privada segura - 10

Para mais um jogo da lista sobre os 10 momentos, Death Stranding, as salas privadas são locais onde o protagonista, Sam Bridges, pode descansar, recuperar energia e se preparar para a próxima missão. Essas salas são apresentadas como zonas seguras, livres das ameaças do mundo exterior.

Só que, ocasionalmente, Sam é atormentado por pesadelos perturbadores enquanto descansa. Esses pesadelos incluem visões assustadoras, como figuras fantasmagóricas no chuveiro ou o BB (Bridge Baby) saindo violentamente de sua cápsula. Essas interrupções perturbam a tranquilidade das salas privadas e mantêm os jogadores sempre em alerta, mesmo nos momentos que deveriam ser de descanso.

8. Half-Life 2

Half-Life 2 é um jogo cheio de momentos tensos e assustadores e também entra para a lista dos 10, porque em um desses momentos ocorre enquanto Gordon Freeman navega pelos canais de City 17. Os jogadores acreditam estar seguros em um túnel aparentemente vazio, mas são surpreendidos por zumbis que saltam de lugares inesperados.

Esse momento quebra a ilusão de segurança e força os jogadores a estarem sempre prontos para o combate, mesmo em locais que parecem tranquilos. A surpresa e o susto adicionam uma camada extra de tensão e imersão ao jogo, mantendo os jogadores constantemente alertas.

9. A Trilha dos Zumbis – Dying Light

Volátil - Dying Light - 10
Volátil – Dying Light

Em Dying Light, os jogadores exploram uma cidade infestada de zumbis, com a exploração noturna sendo particularmente perigosa. Durante a noite, os jogadores geralmente procuram refúgio nos telhados, acreditando estarem seguros dos zumbis que vagam pelas ruas. Acontece que os zumbis em Dying Light são capazes de escalar edifícios e atacar os jogadores mesmo nos telhados, fora a existência dos Voláteis.

10. Amnesia: The Dark Descent

The Back Hall - Amnesia The Dark Descent
The Back Hall – Amnesia The Dark Descent.

Em Amnesia: The Dark Descent, o Back Hall é inicialmente apresentado como um local seguro, um ponto de respiro onde o jogador pode recuperar a sanidade e se preparar para continuar explorando o castelo assombrado.

No entanto, conforme o jogador avança, essa área supostamente segura se torna cada vez mais ameaçadora. Sons estranhos, mudanças na iluminação e eventos sobrenaturais começam a ocorrer, tornando o Back Hall um lugar de crescente tensão e medo. Essa mudança inesperada na atmosfera cria um ambiente onde o jogador nunca se sente verdadeiramente seguro, mesmo nos momentos que deveriam ser de alívio.

Esses 10 momentos mostram como a expectativa de segurança pode ser subvertida de maneira criativa para manter os jogadores sempre alerta. Cada um desses jogos utiliza a falsa sensação de segurança para criar experiências memoráveis e intensas. Seja em um abrigo, durante uma animação ou enquanto aprimora armas, a lição é clara: em jogos, nunca se deve baixar a guarda.

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