
Recentemente o novo RPG espacial da Bethesda, Starfield, removeu o suporte ao idioma russo em sua página da plataforma da Steam.
A data de lançamento está marcada para o dia 6 de setembro e não há indícios de mais um adiamento, até o momento.
O portal de notícias PCGamesN foi quem identificou o caso, informando que em 4 de abril o suporte ao idioma foi adicionado à listagem de idiomas. No entanto, ontem (11) foi feita uma alteração no back-end da página, removendo o idioma russo das legendas e da interface.
Outros títulos da mesma desenvolvedora, como Skyrim, Redfall e Fallout 4, permanecem com o suporte ao idioma russo. Ao entrar em contato com a Bethesda.
Na Steam, é possível pesquisar os jogos por idiomas suportados, sendo possível verificar especificamente jogos com idioma russo, por exemplo. Apesar disso, Starfield não mais se encontra nos resultados da pesquisa por idioma russo.
Até o presente momento, a Bethesda não deu mais informações sobre o motivo da remoção, no entanto, pode estar atrelado à invasão da Rússia na Ucrânia.
Isso não faz da Bethesda ser o primeiro estúdio a fazer algo desse tipo. Vários outros estúdios e empresas do ramo de jogos eletrônicos já enviaram mensagens à Rússia em resposta a invasão.
A Nintendo, Sony, EA e a SCS Software (desenvolvedora do Euro Truck 2) suspenderam vendas e chegaram até a remover conteúdos dentro dos jogos relacionados a Rússia.
A EA reagiu removendo a seleção russa do Fifa e a SCS Software cancelou o lançamento da DLC Heart of Russia (coração da Rússia, em tradução livre).
Aguardaremos mais notícias sobre Starfield em breve, enquanto isso, você pode conferir os jogos que estão sendo entregues pela Prime Gaming nesse mês de abril.