Os especialistas da Digital Foundry mergulharam fundo para responder a uma questão que tem intrigado os jogadores: será possível Starfield rodar a 60 quadros por segundo (FPS) no Xbox Series X? A resposta não é simples, mas traz esperança para o futuro dos jogos espaciais.
Para conduzir o teste, a equipe montou um sistema utilizando a CPU real do Xbox Series X, através do kit AMD 4800S para Desktop, emparelhada com uma GPU que se assemelha à do PS5. Em seguida, eles ajustaram Starfield para rodar com configurações o mais próximo possível da versão do Xbox Series X. Reduziram a resolução de 4K para 1440p, correspondendo à versão do Xbox Series S, e mergulharam no jogo para avaliar a taxa de quadros.
Os resultados foram notáveis: “Na maioria das vezes, estamos acima de 40 quadros por segundo. Então, possivelmente um modo de 40FPS com ajustes na GPU ou na escala de resolução dinâmica poderia ser viável – ou talvez um modo específico para Taxa de Atualização Variável (VRR).“
A equipe do Adrenaline também já realizou testes similares com Starfield, comparando mais de 50 hardwares no PC. Destes e nos demais testes que já podemos ver, percebemos que a Engine de Starfield realmente é exigente e que o jogo precisa de um aprimoramento para conseguir rodar acima dos 60 FPS.
Além disso, surpreendentemente, o jogo “Neon” rodou a 60FPS, com algumas quedas mínimas durante visitas a boates. Isso indica que Starfield pode atingir um desempenho excepcional em certos cenários.
A Importância da Taxa de Atualização Variável (VRR)
Os especialistas destacaram a importância do VRR, uma tecnologia que coloca o console no controle da atualização da tela. Atualmente no mundo dos consoles, disponível apenas no PS5 e Xbox Series X|S. Mas o VRR pode revolucionar a experiência de jogos em situações como essa, tornando-a mais suave e responsiva.
Embora um modo de desempenho dedicado de 60FPS para Starfield pareça um desafio, o teste demonstrou que é possível atingir uma taxa de quadros superior a 40FPS na maioria das situações. A implementação do VRR pode ser a chave para garantir uma experiência de jogo consistente e agradável.
Em resumo, os resultados do teste realizado pela Digital Foundry trazem otimismo para os jogadores que aguardam ansiosamente o lançamento de Starfield no Xbox Series X. Embora 60FPS possa ser um objetivo ambicioso, a promessa de uma jogabilidade suave está no horizonte. Nunca diga nunca!
Diretor chefe do website Gamefera. Viciado em jogos desde a época em que jogos ainda eram apenas jogos, ele teve seu primeiro encontro com esse mundo mágico em uma Lan House, que se tornou sua segunda casa. Seu primeiro console de verdade chegou quando ele já tinha os seus 25 anos; aos 12 anos ele já desbravava os limites do seu PC fraquinho, enfrentando Skyrim a 20 FPS como um verdadeiro herói destemido. Nada o impedia de jogar e explorar cada cenário épico que o mundo dos games tinha a oferecer.
Para aprimorar sua experiência, este site utiliza cookies essenciais e tecnologias similares, conforme delineado em nossa Política de Privacidade e de Cookies. Os cookies guardam dados em seu navegador, possibilitando reconhecê-lo em suas visitas ao nosso site, além de auxiliar nossa equipe na compreensão das seções que você considera mais relevantes e úteis.
Cookies Funcionais
É importante manter os Cookies Funcionais ativados para que possamos armazenar suas preferências de configurações de cookies.
Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.
3rd Party Cookies
Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter este cookie ativado ajuda-nos a melhorar o nosso site.
Por favor, habilite primeiro os Cookies Funcionais Necessários para que possamos salvar suas preferências!