
Durante anos, o Silicon SoC da Apple que alimenta os iPhones tem sido incomparável, apresentando potência e desempenho extraordinários. Entretanto, os chips da série A da Apple e os chips Snapdragon 8 Gen da Qualcomm têm ficado cada vez mais equivalentes ao longo dos anos.
O Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 está bem próximo (mas ainda abaixo) em termos de desempenho de benchmark bruto para o Apple A16 Bionic.
E quando se trata especificamente de testes gráficos, o Snapdragon costuma sair por cima. Bem, se os rumores estiverem corretos, a próxima geração da Qualcomm pode igualar ou finalmente derrubar o Silicon SoC da Apple.
O 8 Gen 3 parece estar cada vez mais focado no desempenho. Vários relatórios já disseram que ele terá:
Isso é digno de nota porque esses processadores de nível superior geralmente têm mais de 4 núcleos de eficiência e 4 núcleos de desempenho.
O núcleo principal do 8 Gen 3 pode ter uma frequência de até 3,7 GHz. Isso é um aumento de desempenho de quase 15% em relação ao 8 Gen 2 de 3,2 GHz. E, considerando o quão madura é essa tecnologia – ousamos dizer que 15% é um grande salto.
A Apple, por exemplo, não conseguiu realmente obter uma melhoria de desempenho de 15% de seus chips da série A em uma geração nas duas últimas iterações.
Outro ponto importantee sobre a nova GPU Adreno 750 no 8 Gen 3 poderá ser 50% mais rápida que seu antecessor.
Então, aquela pequena vantagem no desempenho gráfico que o 8 Gen 2 tem sobre o A16 Bionic pode se tornar uma grande lacuna a favor do Gen 3.
Segundo informações do Phone Arena, alguns rumores sugerem que não veremos um Snapdragon 8+ Gen 2, pois a Qualcomm está trabalhando duro para obter pronto para revelar o 8 Gen 3 antes do esperado – possivelmente em outubro de 2023.