
A Nintendo está no centro de mais uma polêmica jurídica, dessa vez contra o jogo indie Palworld, lançado em janeiro deste ano. A empresa entrou com um processo de infração de patentes contra a desenvolvedora Pocketpair no Tribunal Distrital de Tóquio. A decisão veio depois de comparações feitas entre Palworld e a famosa franquia Pokémon, especialmente no design das criaturas conhecidas como “Pals”.
Apesar das semelhanças visuais, a Pocketpair respondeu afirmando que não violou nenhuma patente da Nintendo e que vai lutar contra as alegações. A empresa ainda ressaltou que o gameplay de Palworld, que inclui construção de bases e batalhas em tempo real, é significativamente diferente do estilo de Pokémon, que segue um formato de combate por turnos.
O curioso é que a queixa da Nintendo não se baseia na semelhança entre os designs, mas em “várias patentes” que teriam sido violadas, embora a Pocketpair afirme não saber exatamente quais patentes estão em questão. Advogados especializados acreditam que a Nintendo pode não ter um caso tão sólido dessa vez.
Esse processo pode ser contraditório para várias pessoas. Muitos acham, inclusive, que a Nintendo está exagerando, especialmente porque o mercado já está cheio de clones de Pokémon que utilizam mecânicas semelhantes. No entanto, só o tribunal decidirá se a Pocketpair realmente violou algum direito da gigante japonesa.
Palworld continua sendo um sucesso no Steam e no Xbox, e a desenvolvedora promete continuar defendendo o direito dos desenvolvedores indie de criarem seus próprios jogos sem medo de represálias.
Não perca nenhuma novidade! Comente abaixo e aproveite para nos seguir nas redes sociais: Facebook, Threads, Twitter e Instagram.