
O chefe da divisão do Xbox e CEO do departamento de jogos da Microsoft, Phil Spencer, comentou sobre o bloqueio da CMA à fusão Microsoft-Activision. A Autoridade de Competição e Mercados (CMA), decidiu negar a fusão por motivos relacionados aos jogos em nuvem, mas que Phil Spencer não concorda..
Em entrevista com Kinda Funny xCast, Spencer questionou o motivo da CMA, alegando que a forma de mercado de jogos em nuvem que a CMA informa, “ainda não existe“. E mesmo com o bloqueio temporário, ainda se sente confiante de que o acordo será concluído.
Ainda, informou que a Microsoft continua trabalhando com a FTC e a União Européia para concluir a fusão. Sobre a FTC, a Microsoft tem uma audiência agendada para o dia 2 de agosto.
“A decisão da CMA foi decepcionante.”, disse Spencer; “estou conversando com esse grupo há um ano. Eles definiram um mercado de jogos em nuvem que, na minha opinião, realmente não existe ainda hoje.”
Em relação ao motivo da CMA, Spencer disse que “eles têm um ponto de vista de que talvez tenhamos uma liderança em um mercado que está se formando e que esse conteúdo possa, de alguma forma, proibir outros de competir nesse mercado.”
Spencer ainda afirma que vai apelar à decisão da CMA “Vamos continuar nisso. A empresa continua muito, muito comprometida. Activision Blizzard King não é nossa estratégia, mas é um acelerador para nossa estratégia, então ainda estamos de cabeça baixa e trabalhando na regulamentação.“
“Acho que há cerca de 14 jurisdições em que estamos trabalhando na aprovação”, completou Phil Spencer.
Após a CMA negar a fusão, em 26 de abril, Spencer enviou um documento à toda equipa que está trabalhando no caso, afirmando que a Microsoft seguirá mesmo que o acordo seja bloqueado.
Sobre a decisão da União Européia, podemos ter uma resposta no dia 22 de maio, pois não houve alterações no cronograma.
Em relação à Comissão Federal de Comércio (FTC), será realizada uma audiência no dia 2 de agosto com a Microsoft.
Ainda, Phil Spencer comentou sobre as críticas negativas de Redfall e falou sobre Starfield, dizendo acreditar embora Starfield tenha sucesso e seja um grande jogo “não ajudará o Xbox a passar da Playstation.“