
A partir de novembro, os jogadores de Xbox poderão comprar jogos diretamente pelo app Android do Xbox. A novidade foi anunciada por Sarah Bond, presidente da Xbox, após uma decisão judicial que alterou as regras do Google Play nos Estados Unidos. Essa mudança ocorre devido à decisão de um tribunal no processo antitruste de quatro anos entre o Google e a Epic Games.
Até o momento, os jogadores podiam apenas baixar jogos no console ou fazer streaming no celular através do Game Pass Ultimate, mas a compra de títulos direto no app não era possível. A partir da nova regra, o Google não poderá mais forçar os desenvolvedores a usarem seu sistema de pagamentos, permitindo que a Microsoft ofereça a compra de jogos sem pagar comissões ao Google, o que pode inclusive, baratear assinaturas como a do Capcut (e várias outras).
Essa decisão foi resultado de uma longa batalha legal. Em 2023, um júri federal considerou o Google culpado de manter um monopólio ilegal sobre a distribuição de apps e serviços de pagamento no Android. Agora, com a nova decisão, as desenvolvedoras terão mais liberdade para vender seus produtos sem intermediários.
The court's ruling to open up Google´s mobile store in the US will allow more choice and flexibility. Our mission is to allow more players to play on more devices so we are thrilled to share that starting in November, players will be able to play and purchase Xbox games directly…
— BondSarahBond (@BondSarah_Bond) October 10, 2024
Mesmo assim, o Google já avisou que vai apelar da decisão, argumentando que o Android sempre foi uma plataforma aberta, com diversas opções para os desenvolvedores distribuírem seus aplicativos.
Essa mudança trará mais flexibilidade para os jogadores e mais opções para as desenvolvedoras, o que pode resultar em preços melhores e maior diversidade no mercado de jogos móveis. E você, o que acha disso tudo?
Não perca nenhuma novidade! Comente abaixo e aproveite para nos seguir nas redes sociais: Facebook, Threads, Twitter e Instagram.