FTC é confrontada por apoiar a Sony na fusão Microsoft-Activision

O Congresso dos EUA perguntou a presidente da FTC o 'por que' de apoiar a Sony em relação à aquisição da Activision pela Microsoft.
FTC responde o motivo de apoiar a Sony contra a  Microsoft

O dia do julgamento está chegando e a Comissão Federal do Comércio (FTC) aparentemente escolheu apoiar a Sony ao processar a Microsoft. Em dezembro de 2022 a FTC processou a Microsoft para bloquear a aquisição da Activision pela Microsoft.

Avaliado em quase U$68,7 bilhões, a proposta de compra da Microsoft para adquirir a Activision Blizzard e também a Candy Crush King, está em espera.

Essa é considerada, de longe, a maior proposta de aquisição pública da indústria dos games. Superando a proposta da Zynga pela Take-Two, pelo valor de U$12, 7 bilhões de dólares, ainda em 2022.

Congresso pede explicações da FTC pela decisão de apoiar a Sony em relação a Microsoft

Em 18 de abril ocorreu uma audiência no Congresso para definir a cota orçamentária da FTC para o ano fiscal de 2024. A representante do Congresso Diana Harshbarger, durante a sessão, resolveu perguntar a FTC o motivo de “apoiar a Sony” e se opor a Microsoft em sua proposta de aquisição.

A deputada Diana Harshbarger começou informando que as leis de competição supostamente existem para proteger empresas menores dos “grandes players”. Por fim, ela indagou dizendo achar “curioso” a FTC apoiar a Sony, uma vez que japonesa possui 68% do mercado de jogos ao tentar bloquear a proposta de aquisição da Microsoft.

A então presidente da FTC, Lina Khan, respondeu às alegações informando que toda ação teve como base “na lei e nos fatos”. Ainda, informou que todo o processo foi considerando o feedback dos “participantes” beneficiários do mercado.

Congressistas dos EUA discordam sobre apoiar a Sony

Fora o evento com a FTC, outros congressistas como a senadora Maria Cantwell já criticou as práticas monopolistas da Sony em março de 2023. A crítica foi sobre a conduta anticompetitiva da Sony à Microsoft, que inibiu o crescimento da sua concorrente – Microsoft – em seu território (Japão).

Aquisição da Activision pela Microsoft

Em abril de 2023, o senador Kevin Cramer enviou uma carta à Sony informando que o domínio da empresa no mercado de jogos, prejudica o desenvolvimento econômico no mercado de consoles, em seu estado natal (Dakota do Norte).

Vale lembrar que a presidente da FTC foi nomeada, em boa parte, pelos votos dos congressistas democratas. Sendo o senador Kevin Cramer e a deputada Diana Harshbnarger, republicanos.

Mesmo que tudo isso esteja acontecendo, vários analistas acreditam que a conclusão da fusão Activision-Microsoft é iminente. E o motivo por trás das ações legais movidas pela FTC contra a Microsoft é para extrair concessões e acordos.

Até o presente momento, a proposta da Microsoft para aquisição da Activision Blizzard já contam com as respectivas aprovações da Arábia Saudita, Brasil, Sérvia, Chile, Japão e África do Sul.

Sobre o autor

[wpdreams_ajaxsearchlite]
[wpdreams_ajaxsearchlite]