O Xbox Series S foi uma perfeita adição aos jogadores que procuravam, em meio a pandemia, gastar menos e ter acesso à nova geração. Agora, parece que o Xbox Series S pode ter um grande problema, falta de VRAM.
A Microsoft lançou, em 2020, o Xbox Series S e Xbox Series X para a sua nova linha de consoles da nova geração. Sendo o Xbox Series S o mais barato e básico entre os consoles, o Series X tinha uma proposta mais afim dos entusiastas por gráficos, concedendo mais recursos da nova geração, como Ray Tracing.
O Xbox Series S teve, inicialmente, o próposito para atrair mais pessoas para a rede Xbox, incluindo aqueles que gostariam de ter um console de nova geração. A ideia funcionou, pois o Series S foi e permanece sendo como um dos mais vendidos consoles dessa geração.
Mas o fato do Xbox Series S ter um preço mais baixo tem um motivo, claro, menos memória de armazenamento, menos poder de processamento gráfico e menos memória VRAM. Agora, parece que esse último pode ser a causa de um problema ainda maior.
Problema de VRAM no Xbox Series S
Recentemente, um usuário do Reddit compartilhou uma imagem que mostra, em seu monitor, uma mensagem de erro.
Ao fundo da mensagem de erro, parece que o jogador estava no meio de uma jogatina no game Borderlands 3.
Postado com o título “Aparentemente, a Série S pode ficar sem VRAM …“, o usuário u/jokekiller94 parece ter chamado a atenção da internet com esse problema que, até o então, não tínhamos sequer visto.
Mas o que seria VRAM?
Uma VRAMé, em síntese, uma RAM dedicada para armazenar informações relacionadas à imagem, como texturas, modelos de objetos, etc. Dependendo da resolução de tais informações, a quantidade de VRAM precisa ser maior, como no caso de modelos e texturas em 4k.
Ao contrário da RAM de PC, que serve para armazenar dados lógicos da máquina, a VRAM é ligada à placa de vídeo. Sua importância em um jogo é fundamental, pois com ela, todas as texturas, modelos e demais aspectos gráficos, são requisitados a todo momento na exibição, não sobrecarregando o disco rígido.
Por vezes, tanto a RAM quanto a VRAM podem ser compartilhadas, isso faz com que a memória recebe informações tanto lógica quanto gráficas, para armazenar. Isso acontece, em sua grande maioria, em APU’s, que a grosso modo, são processadores de vídeo integrados a CPU (processador lógico da máquina).
Muitos já devem ter notado que, mesmo ao remover o disco de um jogo do console, o mesmo continua rodando. Isso porque o jogo teve, antecipadamente, seus dados gráficos salvos na VRAM, que está sendo utilizada nesse momento.
De volta ao problema no Xbox Series S
No Xbox Series S, a quantidade de VRAM também é menor que o seu irmão mais poderoso -Series X, sendo 10GB no Series S e 16GB no series X.
Vale lembrar que os consoles possuem a VRAM compartilhada com o sistema, dessa forma, para se manter funcionando, o console utiliza-se da VRAM para armazenamento lógico e gráfico.
No Series S, dos 10GB da VRAM, 8GB são dedicado para os jogos e apenas 2GB para o sistema. Como a proposta do Series S é exibir jogos com a resolução máxima de 1440p, os modelos, texturas e demais arquivos são menores quando comparados com o do Series X, que pode rodar a 4k nativo.
A Microsoft, inclusive, sabe que essa quantidade de memória, as vezes, atrapalha os desenvolvedores, fato é que ela aumentou o limite de utilização da VRAM para jogos.
Felizmente, se é que podemos dizer isso, o problema relacionado à imagem acima ocorre no Borderlands 3 por motivos de otimizações do jogo. Por esse motivo, não é comum ver esse tipo de erro aparecendo em outros games.
Mas, ainda assim, a quantidade de VRAM para o Series S é baixa, apesar de ser o suficiente para atender a demanda dos jogadores nas resoluções 1080p e 1440p.
Diretor chefe do website Gamefera. Viciado em jogos desde a época em que jogos ainda eram apenas jogos, ele teve seu primeiro encontro com esse mundo mágico em uma Lan House, que se tornou sua segunda casa. Seu primeiro console de verdade chegou quando ele já tinha os seus 25 anos; aos 12 anos ele já desbravava os limites do seu PC fraquinho, enfrentando Skyrim a 20 FPS como um verdadeiro herói destemido. Nada o impedia de jogar e explorar cada cenário épico que o mundo dos games tinha a oferecer.
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