Uma das fundadoras do time original do Xbox fez duras críticas à atual estratégia da marca.
Segundo Laura Fryer, a divisão de hardware da Xbox estaria, na prática, “morta”.
Ela acredita que a empresa pode estar preparando uma saída gradual desse segmento.

“[…] o hardware do Xbox está caótico”
A declaração foi feita em um vídeo recente publicado por Fryer, que hoje comenta os bastidores da indústria de jogos. Ela participou da criação do Xbox e produziu jogos como Gears of War.
Atualmente, a Microsoft aposta em colaborações externas, como o ROG X Ally, o Meta Quest 3S X Edition e parcerias com a AMD. Os produtos reforçam o foco em plataformas abertas e jogos em nuvem.
O ROG X Ally, por exemplo, é um portátil com Windows, que também roda jogos comprados fora da loja da Microsoft, como na Steam. O modelo representa um possível novo caminho para o ecossistema Xbox.
No vídeo, Fryer critica a iniciativa “Xbox Anywhere”, chamando-a de marketing superficial, e argumenta que produtos como o Ally não são atrativos nem sustentáveis para o público da marca.
Ela afirmou estar desapontada com os rumos da divisão. Para Fryer, a Microsoft ou não quer, ou não consegue mais fabricar consoles próprios, e estaria entregando o espaço aos parceiros.
Para ela, o objetivo atual é impulsionar o Game Pass como serviço, e monetizar propriedades antigas, como o remake de Oblivion. Ainda assim, questiona a falta de títulos inéditos com potencial de impacto.
Mesmo com o anúncio de um novo console para a próxima geração, Fryer diz que o futuro do Xbox ainda parece incerto. Segundo ela, o aniversário de 25 anos da marca pode ser decisivo para mostrar um plano mais claro.
Deixe o seu comentário abaixo e aproveite também para acessar nossas redes sociais como o, Threads, X/Twitter e nossa página no Facebook.