
A Valve parece estar testando o suporte para Arm64 no Proton, o software que permite rodar jogos do Windows no Linux. De acordo com o SteamDB, algumas aplicações de teste adicionaram tags como “proton-arm64”, levantando especulações sobre o uso desse suporte em dispositivos com arquitetura Arm, como smartphones Android e tablets.
Apesar dos rumores sobre um possível Steam Deck 2 baseado em Arm64, é mais provável que a Valve esteja apenas testando o suporte para emulação de jogos do Windows em dispositivos com chips Arm, como os processadores Snapdragon. Para quem não está acompanhando, a arquitetura Arm tem ganhado popularidade com lançamentos recentes de notebooks que utilizam esses processadores e rodam jogos do Windows através de emulação.
Se o Proton conseguir oferecer uma emulação melhor do que a solução atual da Microsoft e Qualcomm, chamada Prism, isso pode ser um grande atrativo para os jogadores que buscam adotar dispositivos com chips Arm64.
Ainda assim, é muito cedo para esperar por um Steam Deck 2 com essa arquitetura. A Valve provavelmente vai priorizar a eficiência energética em futuros lançamentos, e, no momento, os chips Snapdragon ainda não atingiram o desempenho necessário para um dispositivo desse porte.
Por enquanto, as especulações continuam, e nós aguardamos novidades sobre o uso da arquitetura Arm em jogos, seja em notebooks, smartphones ou possíveis dispositivos futuros da Valve.
Não perca nenhuma novidade! Comente abaixo e aproveite para nos seguir nas redes sociais: Facebook, Threads, Twitter e Instagram.