
O Steam Deck foi apenas o ponta pé inicial para que jogos de PC, pudessem ser executados em consoles portáteis. A Valve -empresa por trás do Steam Deck, comenta sobre o anúncio oficial do Asus ROG Ally, que promete ser mais poderoso que o Steam Deck.
O Asus ROG Ally possui diferentes recursos que buscam alcançar a mesma finalidade do Steam Deck: executar jogos de PC em um dispositivo compacto. Mas tudo isso precisa ser bom o bastante para justificar à sua escolha, ao invés do seu concorrente, que possui a própria plataforma de jogos.
Para isso, o novo console portátil da Asus precisará não apenas de uma boa configuração de hardware, mas também de recursos únicos, assim como o Nintendo Switch e o próprio Steam Deck.
Veja também:
PS Plus Deluxe: Sony revelou os jogos para maio de 2023
A conta oficial do Twitter do Steam Deck, participou do evento de lançamento do novo Asus ROG Ally, inclusive, comentando positivamente o seu concorrente.
Sobre o Asus ROG Ally, a Valve comenta: “Parabéns a @ASUS_ROG sobre o anúncio do ROG Ally! Estamos entusiasmados em ver o ecossistema portátil de PC continuar a crescer e os jogadores terem mais maneiras de jogar“.
Congratulations to @ASUS_ROG on the announcement of the ROG Ally! We’re excited to see PC handheld ecosystem continue to grow, and for players to have more ways to play their games on the go.
— Steam Deck (@OnDeck) May 11, 2023
Essa “rivalidade amigável” é impotante não somente para as empresas, mas também para os jogadores que venham a escolher um dos dois consoles. Em outras palavras, a Valve reconhece que o ROG Ally será um concorrente à altura, mesmo havendo outras empresas que tenham consoles portáteis, mas mais básicos.
Mesmo que um console tenha um hardware potente, de nada adianta se ele não dispor de recursos para executar e otimizar os jogos. Pensando nisso, a Asus nos deu algumas informações que podem ser definitivamente um bom começo para o seu novo console portátil.
A empresa já divulgou que o Sistema Operacional (OS) do ROG Ally será o Windows, e isso é algo muito interessante. O motivo é que o Steam Deck, ao rodar com o OS Linux, precisa portar os jogos que saem para Windows, para o seu sistema Linux, além de fazer algumas otimizações, o que pode levar muito tempo.
Em contrapartida, o Steam Deck possui a sua própria plataforma de jogos, o que ajuda na distribuição e compatibilidade entre jogos da sua biblioteca.
Com o sistema Windows, o ROG Ally não precisa fazer portabilidade do jogo, já que muitos são desenvolvidos especificamente para Windows. Por outro lado, o ROG Ally não dispõe de sua própria plataforma de jogos.
Mas isso não é algo ruim, já que o ROG Ally utiliza do Windows e pode executar o Steam. Há um programa, da própria Asus, que funciona como uma coleção de jogos e programas, além de dispro de configurações para o console.
Ainda, o ROG Ally tem compatibilidade com o Game Pass, já que utiliza do próprio OS da Microsoft, o Windows. Com o Game Pass, os jogadores já conseguem ter uma boa vantagem em relação ao Steam Deck, que até o momento não possui tal compatibilidade.
Somado a tudo isso, tem a possibildiade de se utilizar de vários programadas desenvolvidos para Windows, como o da AMD e o Asus ROG Armory Crate SE, presente também em dispositivos móveis.