A Microsoft afirmou que os novos dispositivos portáteis com a marca Xbox poderão rodar qualquer jogo disponível para PC — inclusive os jogos lançados pela Sony na plataforma.
A declaração foi feita ao jornalista Stephen Totilo, do site GameFile, em resposta a uma pergunta sobre títulos como God of War.
A explicação foi direta: como o ROG Xbox Ally roda o sistema Windows, ele terá acesso ao mesmo catálogo disponível para qualquer PC com esse sistema.

Jogos da Sony no PC não são novidade — mas ainda geram dúvidas
A Sony iniciou a publicação de seus jogos para PC em 2020, começando por Death Stranding e, pouco depois, Horizon Zero Dawn. O movimento foi recebido com entusiasmo por jogadores e analistas.
No entanto, esse entusiasmo diminuiu após a tentativa de exigir login na PSN em Helldivers 2. Embora a empresa tenha recuado, passou a limitar o acesso regional aos seus jogos no PC.
Hoje, os títulos da Sony lançados no PC são gerenciados por lojas como Steam, GOG e Epic, e não diretamente pela PlayStation. Isso enfraquece a ideia de que haveria bloqueio ao uso em dispositivos com a marca Xbox.

Xbox Rog Ally com PlayStation Plus?
O que ainda não está claro é se esses portáteis, como o ROG Xbox Ally, também terão acesso ao aplicativo PlayStation Plus para Windows, que permite o streaming de jogos via assinatura.
Se isso ocorrer, usuários poderão acessar seus jogos do PlayStation, com sua própria conta, em um dispositivo com o logotipo do Xbox. Isso pode gerar desconforto para a Sony, mas é algo que está tecnicamente ao alcance.
A solução mais simples para a empresa japonesa talvez seja liberar o acesso normalmente — e usar o momento para reforçar a proposta de valor de um futuro portátil próprio, mais otimizado.
Por enquanto, a compatibilidade ainda depende de testes. A comunidade deve aguardar o lançamento do ROG Xbox Ally para entender até que ponto os jogos do PlayStation funcionarão bem no dispositivo.
Deixe o seu comentário abaixo e aproveite também para acessar nossas redes sociais como o, Threads, X/Twitter e nossa página no Facebook.