PlayStation 6 usará inteligência artificial de forma central. A AMD anunciou parceria com a Sony para integrar machine learning (ML) avançada no novo console.
Jack Huynh, vice‑presidente da AMD, apresentou o “Project Amethyst”, co‑desenvolvido com a Sony e dedicado a inovações gráficas e de gameplay baseadas em ML.
O esforço envolve duas frentes principais: 1° criar hardware otimizado para cargas de ML em jogos e 2° desenvolver redes neurais que elevem os limites dos gráficos em tempo real.

PlayStation 6 com FSR 4
Entre as aplicações práticas está o FSR 4, upscaler de resolução por ML, que estreia em Call of Duty: Black Ops 6 no PC, oferecendo imagens mais nítidas sem exigir muito da GPU.
Mas vale ressaltar que o FSR 4 será algo exclusivo das novas placas da AMD, das séries 9000.
Também estão em desenvolvimento geração de quadros por ML e regeneração de raios, tecnologias que prometem taxas de 60 fps mais consistentes e melhor ray‑tracing, liberando recursos para IA e física.
Embora não prometa IA consciente, o PlayStation 6 também suportará ChatGPT, segundo Mark Cerny. A escolha do uso da ferramenta ficará por conta dos estúdios, sem obrigatoriedade de integração.
A aplicação prática dessas inovações definirá o salto técnico do PS6, especialmente frente ao próximo Xbox, que igualmente aposta em IA para seu novo hardware.
Deixe o seu comentário abaixo e aproveite também para acessar nossas redes sociais como o, Threads, X/Twitter e nossa página no Facebook.