A indústria de jogos e o universo de RPG sofreram uma grande perda com o falecimento de Jennell Jaquays, aos 67 anos. Conhecida por seu trabalho inovador como designer de níveis em Quake 2 e 3 e como escritora de aventuras memoráveis de Dungeons & Dragons, Age of Empires 3, Halo Wars, Jaquays deixou um legado profundo no mundo dos jogos.
A notícia foi anunciada ontem (10 de janeiro) pela esposa de Jaquays, Rebecca Heineman, através da página do GoFundMe, originalmente criada para ajudar nos custos médicos. Heineman relatou que o coração de Jaquays parou quatro vezes e infelizmente ela não se recuperou. “Estarei pagando suas contas médicas e organizando o funeral”, disse Heineman. “Vou ficar de luto por um tempo. Obrigado por ajudarem Jennell em seu momento de necessidade.”
Jennell Jaquays, Pioneira no Design de Jogos, Morre aos 67 Anos
Jaquays estava em tratamento para a síndrome de Guillain-Barré, uma condição rara que afeta os nervos periféricos. Heineman havia explicado que Jaquays adoecera em 15 de outubro e em menos de 36 horas estava em estado crítico, dependendo de um respirador. Na época, esperava-se que Jaquays enfrentasse entre seis e 12 meses de reabilitação.
Ao longo de sua carreira notável, Jaquays foi responsável pela escrita dos módulos de aventura Caverns of Thracia (1979) e Dark Tower (1980) para Dungeons & Dragons e Advanced Dungeons & Dragons, respectivamente. Ela também atuou como artista de capa para a aventura Dragon Mountain, publicada pela TSR em 1993.
No setor de videogames, Jaquays trabalhou para a Coleco nos anos 1980, onde converteu títulos clássicos de arcade como Donkey Kong e Pac-Man para o sistema de arcade doméstico da empresa, o ColecoVision. Posteriormente, ela obteve créditos em uma variedade de jogos em diferentes empresas, incluindo seu papel como designer de níveis em Quake 2 e Quake 3 Arena. Além disso, Jaquays desenvolveu várias propostas de projetos para vender a editoras e desenvolvedoras de jogos, como a Epyx.
Após a morte de Jaquays, Heineman expressou no Twitter / X uma homenagem comovedora, parafraseando Dr. Seuss: “Não chore porque Jennell se foi. Sorria porque ela tocou sua vida. Espero que um dia ela possa tocar minha vida novamente.”
Jennell Jaquays deixa um legado inestimável de inovação e criatividade, que continuará inspirando gerações de designers de jogos e fãs de RPG.
Diretor chefe do website Gamefera. Viciado em jogos desde a época em que jogos ainda eram apenas jogos, ele teve seu primeiro encontro com esse mundo mágico em uma Lan House, que se tornou sua segunda casa. Seu primeiro console de verdade chegou quando ele já tinha os seus 25 anos; aos 12 anos ele já desbravava os limites do seu PC fraquinho, enfrentando Skyrim a 20 FPS como um verdadeiro herói destemido. Nada o impedia de jogar e explorar cada cenário épico que o mundo dos games tinha a oferecer.
Para aprimorar sua experiência, este site utiliza cookies essenciais e tecnologias similares, conforme delineado em nossa Política de Privacidade e de Cookies. Os cookies guardam dados em seu navegador, possibilitando reconhecê-lo em suas visitas ao nosso site, além de auxiliar nossa equipe na compreensão das seções que você considera mais relevantes e úteis.
Cookies Funcionais
É importante manter os Cookies Funcionais ativados para que possamos armazenar suas preferências de configurações de cookies.
Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.
3rd Party Cookies
Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter este cookie ativado ajuda-nos a melhorar o nosso site.
Por favor, habilite primeiro os Cookies Funcionais Necessários para que possamos salvar suas preferências!