Mark Cerny confirmou que o FSR4, nova tecnologia de upscaling da AMD, será integrada ao PlayStation 5 e PS5 Pro.
O anúncio foi feito durante uma entrevista ao Tom’s Guide, destacando os frutos do Projeto Amethyst.
Segundo Cerny, o algoritmo desenvolvido com a AMD já funciona nos hardwares atuais, e chegará também ao PS5 Pro.

Cerny confirma avanço do Projeto Amethyst em parceria com a AMD
A versão do FSR4 no PS5 Pro não será limitada. Será a mesma usada no PC, sem cortes ou redução de desempenho, segundo o próprio arquiteto da plataforma da Sony.
O Projeto Amethyst, revelado no ano passado, visa melhorar redes neurais e aprendizado de máquina em processadores AMD. Cerny destacou que a implementação rápida do FSR4 foi uma conquista marcante do projeto.
Embora o PlayStation 5 Pro só receba o FSR4 em 2026, a versão padrão do PS5 também será compatível. Isso amplia o acesso à tecnologia sem exigir troca imediata de console.

FSR4 vai substituir o PSSR?
No entanto, a chegada do FSR4 levanta dúvidas sobre o futuro do PSSR, o upscaler desenvolvido internamente pela Sony. O recurso não foi tão bem recebido assim, com alguns jogos sofrendo quedas de desempenho.
Cerny não afirmou que o PSSR será abandonado, mas o sucesso do FSR4 pode ofuscar a tentativa anterior da Sony de criar sua própria solução.
Com a promessa de um desempenho próximo a um PC gamer intermediário, o PS5 Pro se posiciona como uma alternativa mais competitiva dentro do mercado de jogos de alta performance.
Deixe o seu comentário abaixo e aproveite também para acessar nossas redes sociais como o, Threads, X/Twitter e nossa página no Facebook.