
Fortnite recebe nota F na luta contra o antissemitismo, sendo a nota mais baixa que um jogo pode ter. Quem classificou a nota foi A Liga Antidifamação (ADL), que é um órgão internacional não governamental judaico que tem como objetivo o combate ao antissemitismo.
O órgão alega que, em sua plataforma, Fortnite foi negligente nos relatórios de usuários que visam a negação do Holocausto em seus departamentos.
Isso deixa o jogo da Epic Games em uma classificação abaixo de Call of Duty e de League of Legends, sendo o um dos poucos jogos “elogiados” pela ADL.
Em Call of Duty, o órgão informa que não possui uma política clara sobre o combate da negação do Holocausto. Além disso, o jogo conta com um atendimento ao suporte lento sobre as reclamações de usuários comuns.
Os esforços contra a negação do Holocausto devem ser mais “proativos”, segundo a ADL, para “informar melhor os usuários sobre o que estão fazendo para conter o ódio”, informa em seu relatório.
Sobre Fortnite, o órgão informou que por meio do site fortnitetracker.com é possível verificar os nomes de usuários. O Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da ADL, encontrou vários nomes de usuários “associados à negação do Holocausto“.
“Vários usuários tinham o nome “Holohoax”, enquanto outros incluíam o nome de usuário “Holohoax” com o número 88, uma referência supremacista branca a “Heil Hitler”“, informou a CTS.
Conforme a CTS “outros usaram “ 6 Gorillion ”, uma frase odiosa usada para zombar dos judeus, alegando que eles exageram o número de pessoas que morreram durante o Holocausto.“, completou.
A Twitch ficou acima das demais plataformas, logo a frente do YouTube, Tiktok, Riot Games (League of Legends) e Facebook.
O Reddit foi uma das poucas plataformas a receber total elogios sobre seus esforços contra negação do Holocausto. Sobre pesquisas feitas no Facebook sobre Holocausto, exibe “uma mensagem da plataforma direcionando-os para informações confiáveis sobre o Holocausto“.
Em seu Twitter, ADL diz que nenhuma plataforma atingiu uma classificação acima de C+, reforçando a importância da remoção desses conteúdos.
Em geral, a ADL reconheceu os esforços, pontuou os aspectos a serem melhorados e reforça às plataformas sobre a remoção de conteúdos de negação ao Holocausto.