Pesquisar
Close this search box.

Mais resultados

Generic selectors
Apenas pesquisas exatas
Pesquisar por titulo
Poesquisar por conteúdo
Post Type Selectors

Siga Gamefera no:

Pesquisar
Close this search box.

Ex-CEO da Sony Fala Sobre Preocupações nas Aquisições da Indústria de Jogos

Shawn Layden expressa receios sobre a influência das fusões e aquisições na inovação dos jogos. Saiba mais sobre o impacto.
Ex-CEO Sony - Shawn Layden
Foto: Ex-CEO Sony – Shawn Layden.

A indústria de videogames está passando por mudanças significativas com a aquisição de gigantes como a Activision Blizzard pela Microsoft. No entanto, essas fusões não são exclusivas dessa aquisição, e Shawn Layden, ex-CEO e presidente da Sony Interactive Entertainment America, expressou suas preocupações sobre o impacto da consolidação na criatividade no desenvolvimento de jogos. Neste artigo, exploraremos a perspectiva de Layden e as possíveis consequências dessas aquisições.

Preocupações de Shawn Layden

Shawn Layden, uma figura proeminente na indústria de jogos, manifestou sua apreensão sobre os efeitos da consolidação na criatividade no desenvolvimento de jogos (via Kotaku). Ele acredita que, quando estúdios menores e independentes são adquiridos por grandes conglomerados, o processo criativo pode desacelerar, o que, em última análise, pode prejudicar a inovação. Layden expressou suas preocupações, afirmando: “Também estou preocupado quando estúdios são adquiridos e, em vez de possibilitar a criação de seus jogos, eles são absorvidos por uma empresa maior que está produzindo um jogo ainda maior. Quantos estúdios estão envolvidos na criação de jogos de grande sucesso que surpreendem a mente?

As preocupações de Layden não são infundadas, já que a indústria de jogos testemunhou a absorção de numerosos estúdios por entidades maiores, alterando potencialmente sua liberdade e direção criativa.

Mudanças na Indústria em 2023

O ano de 2023 trouxe mudanças significativas na indústria de jogos, incluindo a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft. No entanto, essa tendência de consolidação não se limita apenas a essa aquisição. O Grupo Embracer também fez manchetes ao anunciar suas intenções de reestruturação, o que resultou no fechamento de várias empresas sob seu guarda-chuva. Uma das baixas foi a Volition, um estúdio que comemorou seu 30º aniversário pouco antes de ser fechado.

Além disso, a indústria viu uma perda desanimadora de aproximadamente 6.000 empregos em todo o mundo desde o início do ano. Desenvolvedores de renome, como a Frontier, Telltale Games, Naughty Dog e Team17, tiveram que lidar com demissões de funcionários. A Naughty Dog faz parte da Playstation Studios, juntamente com estúdios como a Insomniac, Blue Point Games, Santa Monica Studio e outros. Esses desenvolvimentos levantaram questões sobre o futuro da independência criativa dentro da indústria.

O Impacto na Criatividade

As preocupações do ex-CEO Shawn Layden giram em torno do impacto das aquisições na criatividade e inovação nos estúdios de jogos. Ele questiona se esses estúdios podem manter sua criatividade independente depois de se tornarem parte de um conglomerado maior. O receio é que as vozes únicas e ideias inovadoras que os estúdios menores trazem para a mesa possam se perder à medida que são absorvidas por uma entidade maior focada em títulos de grande sucesso.

Embora os efeitos potenciais dessas aquisições na criatividade ainda permaneçam incertos, é fundamental considerar como essas mudanças podem influenciar a direção criativa da indústria.

O Papel Atual de Shawn Layden

Hoje, Shawn Layden atua como conselheiro estratégico da Tencent Games, uma subsidiária da Tencent Holdings, a maior empresa da indústria de videogames com base em seus investimentos. Sua perspectiva sobre a consolidação da indústria e seu impacto na criatividade continua a ser valiosa, dada sua vasta experiência e insights.

As preocupações levantadas por Shawn Layden destacam uma discussão importante na indústria de jogos sobre as possíveis consequências da consolidação e das aquisições. Embora os efeitos a longo prazo ainda estejam por serem vistos, é essencial considerar como essas mudanças podem influenciar a direção criativa da indústria.


Tópicos relacionados: Sony, Gamer.

Não perca nenhuma novidade! Siga-nos agora mesmo nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Pinterest.

Sobre o autor

Mais resultados

Generic selectors
Apenas pesquisas exatas
Pesquisar por titulo
Poesquisar por conteúdo
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Apenas pesquisas exatas
Pesquisar por titulo
Poesquisar por conteúdo
Post Type Selectors

Siga Gamefera no: