Pesquisar
Close this search box.

Mais resultados

Generic selectors
Apenas pesquisas exatas
Pesquisar por titulo
Poesquisar por conteúdo
Post Type Selectors

Siga Gamefera no:

Pesquisar
Close this search box.

Disparidade de Gênero em Filmes do MCU Ainda Preocupa

Análise revela que apenas quatro dos 33 filmes do MCU são liderados por mulheres, destacando a desigualdade de gênero na franquia.
Disparidade de Gênero – Heróinas
Disparidade de Gênero – Heróinas.

A Marvel Cinematic Universe (MCU), conhecida por seu vasto leque de filmes de super-heróis, enfrenta críticas contínuas devido à notável disparidade de gênero em seus filmes. Até o momento, dos 33 longas da franquia, apenas quatro são liderados por personagens femininas.

Esta discrepância torna-se mais evidente quando observamos as fases iniciais do MCU. A Fase 1, que inclui os cinco primeiros filmes e culmina em “Os Vingadores”, apresenta apenas um personagem feminino no elenco principal. A situação não melhorou significativamente na Fase 2, com todos os seis filmes, exceto “Era de Ultron”, sendo liderados por homens. Somente no final da Fase 3, com o lançamento de “Capitã Marvel” em 2019, é que vimos o primeiro filme da MCU com uma protagonista feminina.

MCU Enfrenta Críticas por Baixo Número de Filmes Liderados por Mulheres

Embora personagens como Homem de Ferro, Thor e Capitão América tenham recebido múltiplos filmes solo, as Vingadoras femininas tiveram consideravelmente menos tempo de tela individual. Exemplos como a Viúva Negra, que foi a única mulher na equipe original dos Vingadores, evidenciam essa disparidade.

Atualmente, os filmes liderados por mulheres no MCU incluem “Capitã Marvel”, “Viúva Negra”, “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” e “The Marvels”. Há casos ambíguos, como “Homem-Formiga e a Vespa” e “Quantumania”, onde a Vespa atua como co-protagonista, e “Eternos”, que possui um elenco diversificado, mas ainda assim, a presença masculina é mais acentuada.

Além disso, o MCU tem sido criticado por um padrão de matar personagens femininas importantes, desde Gamora e Natasha Romanoff até Jane Foster em “Thor: Amor e Trovão” e potencialmente Wanda Maximoff em “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”.

Por outro lado, as séries de TV do MCU têm mostrado uma diversificação maior em seus protagonistas. De um total de dez séries, quatro são lideradas por mulheres: “WandaVision”, “Ms. Marvel”, “Mulher-Hulk: Advogada de Defesa” e “Eco”. Com a próxima série “Agatha: Darkhold Diaries”, espera-se que esse número aumente.

Este padrão nas séries sugere uma possível mudança na abordagem da MCU em relação a filmes liderados por mulheres, embora reste a questão de quanto isso se refletirá em futuras produções cinematográficas. A evolução da representação feminina no MCU é um tópico de interesse crescente entre os fãs e críticos, que aguardam com expectativa os próximos passos da franquia nesta questão.


Tópicos relacionados: Marvel, MCU.

Não perca nenhuma novidade! Siga-nos agora mesmo nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Pinterest.

Sobre o autor

Mais resultados

Generic selectors
Apenas pesquisas exatas
Pesquisar por titulo
Poesquisar por conteúdo
Post Type Selectors

Mais resultados

Generic selectors
Apenas pesquisas exatas
Pesquisar por titulo
Poesquisar por conteúdo
Post Type Selectors

Siga Gamefera no: