
A desenvolvedora indie por trás do aclamado HAAK decidiu cancelar a versão para Xbox do game após enfrentar uma novela de 14 meses tentando resolver bugs de certificação.
O jogo, um Metroidvania lançado em 2022, foi muito bem recebido no Steam, acumulando uma classificação “Muito Positiva” com mais de 2.000 avaliações. Porém, o que deveria ser uma simples adaptação para o Xbox acabou virando um pesadelo.
Segundo a Blingame, o processo para lançar HAAK no Xbox começou cheio de obstáculos, especialmente com bugs no Microsoft Partner Centre, que impediram a conclusão do registro da conta.
“O que parecia ser uma tarefa simples se transformou em um pesadelo”
Tuitou a desenvolvedora, mencionando que até o sistema de suporte da Microsoft estava com problemas, dificultando a abertura de chamados para resolver as questões.
Além disso, a Blingame tentou buscar ajuda com o programa indie da Microsoft, o ID@Xbox, mas descobriu que os problemas estavam fora da responsabilidade deles. A empresa até tentou continuar, mas o gasto exagerado de dinheiro e a demora tornaram a situação insustentável (e isso é comporeensível).
Inicialmente, a adaptação para o Xbox levaria menos de duas semanas, mas os desenvolvedores ficaram presos por mais de um ano tentando completar a identidade de parceiro e publicar o jogo na plataforma. Agora, a equipe decidiu abandonar o projeto, apesar do apoio da comunidade (de jogadores) do Xbox.
Essa situação serve como um alerta para outros desenvolvedores indies que planejam lançar seus jogos no Xbox. Problemas na plataforma podem transformar um simples processo de portabilidade em uma longa espera. Para a galera que curte HAAK, por enquanto, a versão para Xbox vai ficar só na vontade.
Não perca nenhuma novidade! Comente abaixo e aproveite para nos seguir nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.