A AMD anunciou que a próxima versão de sua tecnologia de upscaling, o FSR 4, será impulsionada por inteligência artificial e estará disponível para o jogo Call of Duty: Black Ops 6 em 2025. A novidade foi compartilhada pelo vice-presidente da AMD, Jack Huynh, junto com o lançamento do novo chip Ryzen 7 9800X3D.
Atualmente, a tecnologia de upscaling FSR da AMD tem se mostrado uma boa alternativa ao DLSS da Nvidia, mas sem o uso de IA. Com a chegada do FSR 4, a promessa é de maior eficiência em PCs portáteis e desktop, melhorando o consumo de energia e o desempenho, especialmente em placas de vídeo de médio porte.
Enquanto Nvidia lidera o mercado de upscaling com o DLSS, a entrada da AMD com o FSR 4 promete agitar a competição. Segundo Huynh, o uso de IA na nova versão também beneficiará dispositivos portáteis, como consoles de mão, aumentando a autonomia da bateria com um sistema de interpolação de quadros aprimorado.
A expectativa é que essa tecnologia também reduza a latência e melhore a fluidez dos jogos. Com o mercado cada vez mais voltado para experiências fluidas em jogos, a aposta da AMD em IA pode ser a vantagem que falta para competir com as GPUs da Nvidia.
Em janeiro de 2025, durante a CES, a AMD deve revelar ainda mais detalhes sobre o FSR 4 e outras inovações. Os fãs da marca podem aguardar para ver como a AMD vai responder ao domínio da Nvidia no segmento de alta performance e claro, esperamos que seja algo bom, até porque isso pode ser implementado nos consoles como o Xbox Series X|S e PS5, não é mesmo?
Não perca nenhuma novidade! Comente abaixo e aproveite para nos seguir nas redes sociais: Facebook, Threads, Twitter e Instagram.