No cenário atual dos videogames, o sucesso ou fracasso de um jogo pode depender imensamente de sua estratégia de marketing. Alguns jogos recentes, apesar de suas qualidades, foram lançados sem o suporte necessário e acabaram esquecidos pelo público e pela crítica. Então vamos direto para o assunto e mostrar a lista com os 9 jogos que foram um sucesso no fracasso (essa é nova, né?), confira.
Desenvolvido pela Arkane, prometia ser uma experiência de mundo aberto com vampiros, mas acabou sendo criticado por sua falta de identidade e por bugs frequentes. O multiplayer online não atendeu às expectativas, e a progressão do jogador foi considerada enfadonha. Isso afastou os fãs acostumados ao padrão de qualidade elevado da Arkane, mesmo que agora uma boa parte dos problemas tenham sido resolvidos, mas está nessa lista dos 9 jogos.
Avatar: Frontiers of Pandora
Esse jogo da Ubisoft (é…) foi prejudicado pela ausência de uma estratégia de marketing consistente e não conseguiu capitalizar a popularidade da franquia cinematográfica. Apesar do potencial visual e do mundo expansivo, a falta de um enredo cativante e a jogabilidade superficial contribuíram para o desempenho decepcionante. Mas o jogo ainda é bonzinho, vai.
The Lords of the Fallen
Outro participante da lista dos 9 jogos é esse título, que enfrentou problemas técnicos que minaram sua jogabilidade e frustraram os jogadores. Erros como travamentos, gráficos abaixo do esperado e mecânicas inconsistentes prejudicaram a experiência, afastando potenciais fãs do gênero soulslike, que esperavam um produto mais refinado; não tem mais o que dizer.
Immortals of Aveum
Uma proposta promissora da EA que acabou sendo criticada por seu mundo linear e personagens subdesenvolvidos. O ritmo do jogo e a falta de variedade nas missões contribuíram para uma experiência monótona. Com vendas fracas, a EA teve que reduzir a equipe de desenvolvimento, resultando em demissões.
The Texas Chain Saw Massacre
Outro dos 9 jogos que falhou em atrair uma base de jogadores sustentada, em parte por ser muito dependente de licenciamento e limitado em conteúdo. Apesar do tema assustador, a repetitividade do gameplay e os problemas de balanceamento fizeram com que perdesse jogadores rapidamente após o lançamento.
Firewall Ultra
O jogo de realidade virtual tentou inovar com o modo multijogador, mas a falta de novos recursos, combinada com falhas técnicas, levou a uma recepção morna. Além disso, a semelhança com seu antecessor prejudicou sua originalidade, resultando no fechamento do estúdio desenvolvedor.
Alan Wake II
Embora tenha seus pontos fortes, incluimos na lista dos 9 jogos, pois apesar da aclamação crítica, Alan Wake 2 teve problemas de distribuição que limitaram seu alcance. A ausência de versões físicas, combinada com requisitos de hardware elevados, impediu muitos jogadores de experimentá-lo. Mesmo com conteúdo envolvente, o público-alvo ficou restrito.
The Walking Dead: Destinies
Sério, o que é isso? O título tentava oferecer uma nova abordagem à franquia, mas andou longe disso, sendo prejudicado por controles problemáticos, uma jogabilidade monótona que não conseguiu corresponder à emoção das primeiras temporadas da série e mais, uma modelagem horrorosa dos personagens. A falta de inovação e o enredo previsível desanimaram até os fãs mais fervorosos.
The Day Before
Sem dúvida o pior de todos. O marketing promissor foi ofuscado por atrasos e mudanças constantes no foco do projeto, resultando em um lançamento conturbado e repleto de problemas técnicos. A jogabilidade previsível e a falta de originalidade decepcionaram os jogadores que esperavam uma experiência revolucionária.
Então é isso, podemos resumir que o sucesso de um jogo depende crucialmente de uma estratégia de marketing eficaz e de um lançamento bem executado e claro, sem bugs – não devemos esquecer de Cyberpunk 2077. Esses casos de jogos “abandonados” demonstram a dura realidade do mercado de jogos, onde até títulos com potencial podem falhar sem o suporte adequado.
Diretor chefe do website Gamefera. Viciado em jogos desde a época em que jogos ainda eram apenas jogos, ele teve seu primeiro encontro com esse mundo mágico em uma Lan House, que se tornou sua segunda casa. Seu primeiro console de verdade chegou quando ele já tinha os seus 25 anos; aos 12 anos ele já desbravava os limites do seu PC fraquinho, enfrentando Skyrim a 20 FPS como um verdadeiro herói destemido. Nada o impedia de jogar e explorar cada cenário épico que o mundo dos games tinha a oferecer.
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